Untitled-5

Proposta Educativa

Nossa missão é contribuir para a formação de nosso estudante, nos aspectos cognitivos, sociais, afetivos, para que se torne um cidadão crítico e ativo em relação à sociedade, buscando um futuro melhor para a humanidade.
Nosso objetivo é contribuir, a partir de um ambiente agradável e acolhedor, com a formação integral da criança:

Facilitando que a criança atinja a formação integral na faixa etária correspondente ao período pré-escolar, o desenvolvimento possível e necessário na etapa da aprendizagem e a sua atuação como elemento integrante na sociedade.

Dando oportunidade à criança para interagir no ambiente escolar, descobrindo o valor de suas próprias realizações, tornando-se mais confiante em relação a si mesma e aos outros.

Estimulando a descoberta do meio ambiente, garantindo-lhe a liberdade de ação para realizar experiências e enfrentar obstáculos.

Proporcionando condições para que a criança reconheça a existência de outros colegas e adultos, como seres livres, tanto quanto ela, para imaginar, agir, criticar o seu conhecimento e do outro.

Oferecendo estímulos adequados para que a criança desenvolva aspectos físicos, sociais e afetivos.

Constituem o eixo principal de nosso trabalho com valores:
Ética, autonomia, participação, respeito às regras de convivência e à diversidade, responsabilidade, solidariedade e vida sustentável.
Trabalhamos valores éticos universais com nossas crianças e jovens, através de uma prática pedagógica que visa o diálogo para a formação cotidiana do ser humano.
Tais valores se manifestam quando, a cada dia, criamos espaços participativos, para que o estudante possa desenvolver todas as suas potencialidades.
Nosso estudante é visto como sujeito do processo de aprendizagem, sendo incentivado a ter responsabilidade sobre suas escolhas e seus atos.

Baseamos nossas práticas pedagógicas no sociointeracionismo, que dá ênfase nas relações sociais, pois acreditamos que o homem é um ser que se forma em contato com a sociedade.
A criança aprende a partir das relações que estabelece com o meio, com o mundo, com o próprio conhecimento, com si mesmo e com as outras pessoas.
A importância da mediação na aprendizagem privilegia o professor, que exerce tal função, mediando a aprendizagem do estudante, cotidianamente, através de explanações, discussões, indagações, o que o leva a uma reflexão e a efetiva aprendizagem. Essa visão nos faz utilizar diversos recursos para contribuir para a mediação da aprendizagem, como aulas expositivas, leitura compartilhada, vídeos, músicas, utilização de recursos digitais como Ipad e projetor em cada sala de aula.

2022 Colégio Vitoriano - Escola de Ensino Infantil, Fundamental e Médio
Rua Manuel Jacinto, 193 Vila Sônia SP - Telefone: (11) 3501-0533 / 3895-6860