Educação Fundamental

Nossa missão

Nossa missão é contribuir para a formação de nosso estudante, nos aspectos cognitivos, sociais, afetivos, para que se torne um cidadão crítico e ativo em relação à sociedade, buscando um futuro melhor para a humanidade.

Nossos Valores

Constituem o eixo principal de nosso trabalho com valores:

Ética, autonomia, participação, ética, respeito as regras de convivência e à diversidades autonomia, responsabilidade, solidariedade e vida sustentável.

Trabalhamos valores éticos universais com nossas crianças e jovens, através de uma prática pedagógica que visa o diálogo para a formação cotidiana do ser humano

Tais valores se manifestam quando, a cada dia, criamos espaços participativos, para que o estudante possa desenvolver todas as suas potencialidades.

Nosso estudante é visto como sujeito do processo de aprendizagem, sendo incentivado a ter responsabilidade sobre suas escolhas e seus atos.

Metodologia:

Baseamos nossas práticas pedagógicas no sociointeracionismo, que dá ênfase nas relações sociais, pois acreditamos que o homem é um ser que se forma em contato com a sociedade.

A criança aprende, a partir das relações que estabelece com o meio, com o mundo, com o próprio conhecimento, com si mesmo e com as outras pessoas.

A importância da mediação na aprendizagem, privilegia o professor, que exerce tal função, mediando a aprendizagem do estudante, cotidianamente, através de explanações, discussões, indagações, o que o leva a uma reflexão e à efetiva aprendizagem. Essa visão de aprendizagem nos faz utilizar diversos recursos para contribuir para a mediação da aprendizagem, como aulas expositivas, leitura compartilhada, vídeos, músicas, utilização de recursos digitais como Ipad e projetor em cada sala de aula.

TURNO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

* Os alunos de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental estudam das 13h às 17h30min.

-10 minutos de tolerância para entrar na 1ª aula, até 13h10min.

- A tolerância de retirada da criança é até ás 18h.

* Os alunos de 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental estudam das 7h às 12h15.

- 10 minutos de tolerância para entrar na 1ª aula, até 7h10min.

GRADE CURRIULAR

As disciplinas ministradas são:

1º ao 5º ano -

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês, Espanhol, Arte/Música, Educação Física e Informática.

6º ao 9º ano -

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês, Filosofia, Redação, Espanhol, Arte/Música, Educação Física e Informática.

UNO INTERNACIONAL

O Colégio Vitoriano utiliza o material pedagógico do Sistema Uno Internacional, cuja aquisição é obrigatória e indispensável para a realização das atividades durante o ano. Além do material impresso (apostilas), utilizamos também o portal do UNOI como ferramentas didático-pedagógicas.

Importante: O material é solicitado pelo site do UNO após a matrícula e entregue bimestralmente para ao aluno.

SITE www.colegiovitoriano.com.br

É de suma importância que os alunos e responsáveis, visualizem frequentemente as informações disponibilizadas no site do Colégio, tais como:

Dias e horário dos Conselhos e Reuniões de Pais; Calendário de Avaliações, trabalhos e atividades, Calendário das Recuperações; Lição de casa, entre outros informes.

PLANTÃO DE DÚVIDAS

O Colégio oferecerá o Plantão de Dúvidas aos alunos do 6º ao 3º ano do Ensino Médio, de segunda a sexta-feira, das 13h às 13h50min., cada dia com uma disciplina, para que os alunos possam sanar suas dúvidas cotidianas e das recuperações e diminuir defasagens de conteúdos, a fim de atingirem melhores resultados no dia a dia e nas avaliações.

É de grande importância que o aluno participe do Plantão de Dúvidas, para criar hábitos de estudos, o que é fundamental para uma vida escolar mais produtiva, além de melhorar competências esperadas para o respectivo ano cursado.

REUNIÕES

As reuniões de pais serão realizadas ao final de cada bimestre, com os dias previstos no calendário anual, divulgado no início do ano, com os devidos horários informados pelo site.

Haverá uma reunião em janeiro de 2017, para apresentação dos professores e informações em geral.

Caso necessário, no decorrer do ano, reuniões serão agendadas com pais ou responsáveis.

UNIFORME

O uniforme é obrigatório para todos os alunos e deverá ser adquirido no(s) local(s) indicado(s) pelo Colégio. Não será permitida a customização do uniforme nem a utilização parcial do mesmo, conforme previsto em contrato, além das sanções previstas em Regimento.

O uniforme completo consiste em:

-Camiseta branca com o logotipo do Colégio Vitoriano;

-Bermuda ou calça verde com o logotipo do Colégio Vitoriano;

-Blusão de moletom ou tactel verde com o logotipo do Colégio Vitoriano;

IMPORTANTE: O Colégio não se responsabilizará por uniformes perdidos não identificados.

CELULAR Conforme o Regimento e a Lei Federal nº 12.730/2007, não será permitido o uso de celular, notebook, mp3, games, brinquedos e afins, durante as aulas, com exceção de ser solicitado pelo professor, e previamente autorizado pela coordenação.

Caso o aluno retire da mala um destes aparelhos no período de aula, sem autorização, está sujeito a sanções, de acordo com o Regimento Escolar.

O Colégio não se responsabiliza por perdas ou extravio desses objetos.