Cuidados no Inverno

São Paulo, 31 de março de 2016

Srs. Pais ou Responsáveis,

Como é do conhecimento dos senhores responsáveis, ainda nem estamos no pico do inverno e as doenças comuns no período como: dengue, zika, chikungunya e gripe A (H1N1) já atingiram índices preocupantes. Pedimos, portanto, a colaboração dos senhores, no sentido de caso seus filhos venham apresentar algum dos sintomas da gripe abaixo relacionados, não sejam enviados para a escola, uma vez que o vírus é altamente contagioso.
Sintomas: febre recorrente acima de 38º C; dificuldade respiratória acompanhada ou não de dor de garganta ou, ainda, de manifestações gastrointestinais; dor de cabeça; dores musculares, dores nas articulações; espirros e tosse.
Salientamos, ainda, que a vacina já se encontra nas redes particulares.
Quais as medidas individuais que devemos tomar?
De acordo com o Ministério da Saúde, para redução do risco de pegar ou transmitir doenças respiratórias, as pessoas podem adotar medidas gerais de prevenção:
-frequente lavagem e higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
- utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas (cada aluno deve estar com sua própria garrafinha de água);
- manter os ambientes bem ventilados;
- evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.
Quais as medidas que este Estabelecimento de Ensino tomará?
- colocação de álcool gel em ambientes de maior circulação;
- colocação mais acentuada de sabonete líquido e papel;
- desenvolvimento de projetos de conscientização.

DIREÇÃO